Notícia

Estudo compara o impacto de diferentes dietas na saúde, no bem-estar animal e no meio ambiente

Dieta com redução de carne tem muitas vantagens

Freepik

Fonte

Universidade de Bonn

Data

quinta-feira, 2 dezembro 2021 10:45

Áreas

Nutrição Clínica. Nutrição Coletividades. Saúde Pública. Sustentabilidade

Qual dieta é melhor: reduzir moderadamente o consumo de carne e comer mais frutas, vegetais e produtos integrais, conforme recomendado pela Sociedade Alemã de Nutrição? Seguir o exemplo de nossos vizinhos do sul e comer mais peixes e frutos do mar? Ou até mesmo mudar completamente para uma dieta vegana?

Um novo estudo da Universidade de Bonn, na Alemanha,  mostra que a resposta a essas perguntas não é tão clara quanto se possa pensar – dependendo de quais impactos se olha de perto. Os resultados foram publicados na revista científica Science of The Total Environment.

Todos os cidadãos da UE consomem anualmente 950 kg de alimentos e bebidas – uma quantidade considerável, o peso de um carro pequeno. Globalmente, os alimentos são responsáveis ​​por um quarto das emissões humanas de gases de efeito estufa. Uma grande parte disso se deve à criação de gado: os animais convertem apenas uma pequena parte das calorias alimentadas em carne. Os ruminantes também produzem metano, o que acelera ainda mais o aquecimento global.

Além disso, o que comemos também tem consequências para a nossa saúde e bem-estar animal. Ao comparar dietas, esses aspectos também devem ser levados em consideração. Os especialistas também se referem à saúde ideal de humanos, animais e meio ambiente como a perspectiva “Uma Saúde”. “No entanto, estudos que aplicam essa perspectiva às questões de nutrição ainda são raros”, explica a Dra. Juliana Paris, do Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento (ZEF) da Universidade de Bonn.

Cesta de alimentos comparada com três alternativas

A Dra. Paris, junto com seus colegas, realizou uma análise que visa preencher essa lacuna de pesquisa até certo ponto. “Para fazer isso, examinamos exemplos de produtos que estão na cesta de alimentos das pessoas da Renânia do Norte-Vestfália”, explicou a pesquisadora. “Em seguida, comparamos essa dieta de referência com três cenários diferentes: uma mudança de acordo com as recomendações da Sociedade Alemã de Nutrição (DGE), uma mudança para uma dieta mediterrânea com mais peixes e frutos do mar e uma mudança para uma dieta vegana.”

Em cada um desses três cenários, os alimentos foram escolhidos para diferir o menos possível da dieta de referência. “Isso significa, por exemplo, que na versão mediterrânea, aumentamos a proporção de peixes e frutos do mar, vegetais e grãos”, disse a Dra. Paris. Além disso, a seleção geral do produto deve conter os mesmos nutrientes em quantidades semelhantes às anteriores. Isso deu aos pesquisadores uma cesta básica para cada cenário, que eles analisaram posteriormente.

“Para fazer isso, contamos com vários bancos de dados”, disse a Dra. Neus Escobar, do Instituto de Análise de Sistemas Aplicados da Áustria, que supervisionou o trabalho. “Eles nos permitiram, por exemplo, estimar o impacto de cada dieta sobre certos aspectos ambientais – como a quantidade de gases de efeito estufa produzidos durante sua produção ou o consumo de água. Fizemos uma abordagem semelhante para avaliar o impacto de cada dieta na saúde . ” A carne vermelha, por exemplo, é conhecida por aumentar o risco de certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores estimaram as consequências para o bem-estar animal usando vários indicadores. Isso inclui quantos animais perdem a vida como resultado do consumo de alimentos e em que condições são mantidos. “Mas também usamos o número de neurônios ou o tamanho do cérebro em relação ao corpo para estimar o quanto os respectivos animais realmente sofrem quando são usados”, explicou a Dra. Juliana Paris.

Peixe em vez de bife: bom para o meio ambiente, ruim para o bem-estar animal

Qualquer uma das três dietas seria benéfica de forma sustentável do ponto de vista da One Health. No entanto, isso também prejudica outros aspectos. A dieta vegana teve melhor pontuação em muitas áreas. No entanto, a produção de comida vegana envolve um maior consumo de água. “Além disso, os veganos precisam tomar certos nutrientes separadamente, como vitamina B12, vitamina D e até mesmo cálcio”, disse Paris.

A dieta mediterrânea (embora saudável) também resulta em maiores necessidades de água devido à grande quantidade de nozes e vegetais. Além disso, se – como assumido no estudo – a carne consumida for completamente substituída por peixe, seus efeitos sobre o bem-estar animal são surpreendentemente negativos: como peixes e frutos do mar são muito menores do que, por exemplo, vacas ou porcos, consideravelmente mais animais sofrem como um resultado dessa dieta. O aumento do consumo de mel, que requer um manejo intensivo das colônias de abelhas, também tem um impacto negativo. “Portanto, seria benéfico atender a menos de suas necessidades gerais de proteína de fontes animais”, enfatiza a Dra. Neus Escobar. “Além disso, muitas pessoas hoje têm dietas que são significativamente ricas demais. Se eles reduzirem a quantidade de comida que comem para o que realmente precisam, isso pode ter efeitos positivos adicionais.”

De acordo com o estudo, as recomendações do DGE vão na direção certa. No entanto, em termos de saúde humana, as outras duas opções são melhores. Entretanto, os dados aqui também mostram: Se você passa sem carne com mais frequência e em vez disso coloca grãos inteiros, vegetais e frutas no seu prato, você não está fazendo apenas algo bom para si mesmo, mas também para os animais e o meio ambiente.

Acesse o artigo científico completo (em inglês).

Acesse a notícia completa na página da Universidade de Bonn (em inglês).

Fonte: Universidade de Bonn. Imagem: Freepik.

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